Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Feriado de 7 de Setembro

[Brasil_bandeira.jpg]
A Independência do Brasil é uma data comemorativa que culminou a emancipação política do Brasil de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, é comemorado no dia é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Clique aqui para saber mais sobre a história da Independência do Brasil.

De acordo com a historiadores, nesta data, às margens do rio Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente Dom Pedro disse perante a sua comitiva a célebre frase: “Independência ou Morte!”. Curiosamente, alguns Estados brasileiros possuem datas comemorativas que reforçam a ideia de liberdade do dia de 7 de setembro. Por exemplo, a Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo de resistência política para Minas Gerais, a Guerra dos Farrapos para os gaúchos, da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas e o 02 de Julho para os baianos.

Mas, voltando aos dias atuais, o 7 de setembro é comemorado em várias cidades brasileiras com um desfile de entidades militares e civis para autoridades e sociedade. Em Belo Horizonte, tradicionalmente, o desfile acontece no centro da capital mineira, na avenida Afonso Pena, no período da manhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário